Por isso, é difícil estabelecer uma média salarial que seja válida para todos os casos. Unido ao HTML e ao JavaScript, compõe a tríade básica de tecnologias voltadas à criação front-end de páginas na web. Sua criação veio da necessidade de tornar a internet mais esteticamente agradável, uma vez que o HTML só tem capacidade de criar páginas estáticas. Comumente ensinada junto com JavaScript, a lógica de programação é a organização racional de uma sequência de instruções voltadas à resolução de um problema ou ao desenvolvimento de um site, software ou aplicativo. Em suma, consiste em tudo aquilo que diz respeito à parte da frente de um site, aplicativo ou software; toda a aparência visível pelos seus visitantes.

Esses profissionais devem ser capazes de trabalhar com diversas tecnologias e linguagens de programação. Além disso, devem ter uma visão completa do funcionamento de uma aplicação web. Já o Node.js é um ambiente de execução bootcamp de programação de JavaScript que permite executar código JavaScript fora do navegador, no lado servidor. Com o Node.js, é possível criar aplicativos web server-side, APIs, aplicações de linha de comando, entre outras coisas.

Áreas de atuação front-end

Ela representa, na verdade, todo o conteúdo estrutural e visual que vai garantir a interação entre o usuário e a página. Na plataforma DevMedia você encontra um guia com todo o
conteúdo necessário para iniciar seus estudos e se tornar um programador
Front-end web. Você terá uma equipe especializada para tirar todas as dúvidas
que quiser e será estimulado a seguir com os estudos através de uma plataforma
gamificada, onde seus estudos valem pontos e certificados. Vamos dizer que você esteja voltando no site do Mercado Livre para fazer uma segunda compra.

  • Back-end é o contrarregra por trás dessa interface, que trabalha do lado do servidor.
  • Se você está interessado em cursar uma graduação na área de tecnologia, saiba que a carreira de desenvolvimento de softwares encontra-se em ascensão.
  • Embora não haja uma resposta exata para isso, é possível basear sua decisão em alguns tópicos.
  • Portanto, para quem está iniciando a carreira de desenvolvimento, explorar conceitos de ambas as áreas pode ajudar a criar uma base mais ampla de conhecimento e possibilidade de desenvolvimento.
  • Digamos que eu tenha digitado “livro python” e selecionado o filtro “menor que R$50”.

Já para o desenvolvimento de aplicativos, deverá focar em apenas uma das linguagens de acordo com o seu objetivo. E todo esse trabalho é feito por um desenvolvedor web em linguagens de programação para front-end. Em resumo, toda a construção visual do site, a qual o usuário terá acesso por meio do seu navegador, é responsabilidade desse tipo de programador.

Principais diferenças entre Front End e Back End

Como visto anteriormente, um profissional Front End é responsável pelo lado artístico e criativo, enquanto o Back End pela correta aplicação do negócio. O designer deve trabalhar com o desenho da interface, layout e, https://blogdovalente.com.br/noticias/2023/12/curso-de-cientista-de-dados-porque-voce-deve-dar-este-passo/ para isso, utiliza como ferramenta principal o Photoshop. O que vale se atentar aqui é que, no mercado de trabalho, algumas empresas esperam que você tenha um conhecimento também de Devops e de SQL e Banco de dados.

  • Por exemplo, em um login, uma API é o código que possibilita a comunicação entre uma aplicação nova e um sistema já estabelecido na web, como o site do Facebook.
  • Entre esses conjuntos de tecnologias, existem aquelas que são voltadas para o desenvolvimento de sistemas online — e é nesse campo que os desenvolvedores front-end e back-end atuam.
  • Se pensar que precisa conhecê-los a fundo para gerir o Marketing Digital aplicado no seu site, tampouco se preocupe.
  • Também é importante saber como usar ferramentas de design, teste e depuração, e estar por dentro das tendências e boas práticas do mercado.
  • Se o seu desejo é trabalhar com tecnologia da informação, saiba que o setor de TI é um dos que mais cresce no país e o que não faltam são oportunidades de crescimento.

Ela permite criar interações dinâmicas em páginas web, executar validações de formulários, entre outras coisas. Os segmentos back-end e front-end nada mais são do que áreas voltadas para o desenvolvimento web, e apontam como carreiras promissoras para o futuro, já sendo atualmente alvo de buscas por profissionais no mercado de trabalho. Como vimos, a carreira Front-End e a Back-End requer uma bagagem de conhecimentos diferentes. Ainda que seja importante ter noção do que cada segmento faz para o alinhamento das entregas, o foco do profissional é bem distinto. Enquanto o primeiro cria a parte visual da aplicação, o segundo implementa arquiteturas para viabilizar as funcionalidades do site, sistema ou app. Ele vai desde lógica da programação a conhecimentos mais amplos, como por exemplo experiência do usuário, assunto que tem ganhado grande visibilidade na área de tecnologia nos últimos anos.

Leave A Reply